25 junho 2011

Alcoolismo - Dê uma chance a você mesmo



1º passo - Seja honesto consigo mesmo. 
Seja honesto de verdade: admita sua dependência. Pare de mentir para você. Você sabe que
álcool é sua ruína. Você sabe que ela, no início, dá momentos de alegria e deixa você na ilusão de ser valente e desinibido, mas quando o efeito passa, você se sente mal, tem medo, quer esconder-se, fugir, sumir. Seja honesto consigo mesmo. Dê a si mesmo uma chance para viver.
2º passo - Comunique-se!Fale a respeito de sua dependência. Você pode procurar um médico. Há centros de aconselhamentos. Também existem grupos de apoio. Para falar, serve qualquer pessoa que saiba ouvir e na qual você tenha confiança. Pois, expondo seu problema a terceiros, você alivia angústias e vence sentimentos de medo. Falando sobre sua condição de dependente, você cria coragem para enfrentar um tratamento de desintoxicação.
3º passo - Procure um tratamento médico!O álcool ataca o sistema nervoso e provoca desequilíbrio emocional e mental. Ela destróis milhares de células de seu cérebro sem falar de outros danos em órgãos vitais do corpo. A abstinência total do álcool e o tratamento médico devolvem-lhe o equilíbrio emocional, dando energias e resistência para enfrentar a luta contra a droga.
4º passo - Evite a solidão!Reintegre-se na família que sofreu muito sob sua dependência. Procure um grupo de apoio. Junte-se a pessoas que saíram da mesma dependência e oferecem ajuda. Ao mesmo tempo, evite os ambientes onde você se drogou. Mantenha limpa também sua casa de qualquer bebida alcoólica. Evite a solidão. Procure novas amizades e um emprego que lhe dê a sensação de ser útil.
5º passo - Projete uma nova vida!Não olhe para trás lamentando o que você "perde" ao deixar o alcoolismo. Olhe para frente, considere o quanto você tem a ganhar. Deus, o Criador, lhe deu os sentidos para desfrutar os sabores da vida: na comunhão com outras pessoas, no trabalho, no lazer, na natureza. Você pode enfrentar a nova vida como Adão e Eva no paraíso. Tudo é seu. Você pode comer e beber o que quiser. Você pode construir uma nova existência, desenvolver seus dons e descobrir novas capacidades. Evite apenas sua fruta proibida: O ÁLCOOL.
6º passo - Entregue sua vida a Deus! Ninguém sabe melhor do que você: a droga promete muito, mas não dá em nada. Existe, porém uma experiência que aparentemente não leva a nada, mas, na verdade, lhe dá tudo. Esta experiência cresce na fé em Deus. Em Jesus Cristo, Deus veio ao nosso encontro. Abrindo seus braços, convida: "vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviareis, tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim..." (Mt 11.28). Aceite este convite e esteja disposto a aprender de Jesus e com Jesus. A droga gera a morte. Mas Deus dá a vida. Portanto, leia a Palavra de Deus que o fortalecerá e orientará. Procure a comunhão dos que se reúnem em torno desta palavra e vivem de acordo com sua orientação.
7º passo - Comece a nova vida, hoje mesmo!Faça o sexto passo em primeiro lugar. Assim sua caminhada para uma nova vida acontece sob a luz da promessa divina: "Eis que estou convosco todos os dias..." (Mt 28.20). Assim você estará bem acompanhado. Comece agora mesmo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário