13 junho 2011

alcoolismo - Perguntas frequentes ?

É seguro beber durante a gravidez ?
A bebida alcoólica durante a gravidez deve ser evitada. Durante a gestação o álcool atravessa a placenta da mãe e pode trazer inúmeros prejuízos ao bebê, tais como hiperatividade, déficits de atenção, aprendizado e memória. A mais grave das consequências relacionadas ao consumo de álcool durante a gestação é a Síndrome de Alcoolismo Fetal (SAF).


Fonte: Australian Drug Foundation (ADF)

O que é alcoolismo?
O alcoolismo é uma doença crônica que compreende os seguintes sintomas: desejo incontrolável de beber, perda de controle (não conseguir parar de beber depois da pessoa ter começado), dependência física (sintomas físicos como sudorese, tremedeira e ansiedade quando a pessoa está sem o álcool) e tolerância (a pessoa com o tempo passa a precisar de doses maiores de álcool).

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)

Quais os efeitos do consumo de álcool no organismo?
O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago. Os efeitos do álcool no cérebro podem ser percebidos da seguinte maneira: nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores.

Fonte: Australian Drug Foundation (ADF)

Como saber se uma pessoa tem problemas com álcool?
Você já pensou que deveria diminuir seu consumo de álcool? Alguém já te criticou por causa da bebida? Você já se sentiu mal ou culpado por beber? Você já acordou e a primeira coisa que fez foi beber para se sentir bem? Se você respondeu positivamente a uma destas questões, isto pode ser um indicativo de que você tem que você tem problemas com o álcool. Mais de uma resposta afirmativa indica que há uma grande probabilidade de você ter problemas com o álcool.

Fonte: National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)

O alcoolismo é hereditário?
A herança genética pode explicar parcialmente a vulnerabilidade de alguns indivíduos à dependência do álcool, já que outros fatores também demonstraram estar relacionados. Entre eles podemos citar: estilo de vida, influência do meio, presença de eventos estressores e capacidade de enfrentamento frente aos problemas ou dificuldades.

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) - Neuroscience of Psychoactive Substance Use

Devemos parar de ingerir bebidas alcoólicas quando estamos tomando remédios?
Sim, quando estamos fazendo uso de medicamentos o uso do álcool deve ser evitado. Uma única dose de álcool pode inibir a metabolização de um determinado medicamento prolongando seus efeitos no organismo, ou de maneira contrária, o uso prolongado do álcool pode diminuir os efeitos do medicamento por um aumento na ativação de enzimas metabolizadoras desta droga.

Fonte: National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)

Existe levantamento de quantas vitimas e quantas vitimas fatais são envolvidas em acidentes automotores?
De todos os acidentes de carro nos Estados Unidos em 2002 envolvendo uso de álcool, 4% resultaram em morte e 42% em ferimentos graves. Estudo retrospectivo de todas autópsias realizadas em 1999 nos casos de morte por acidentes de trânsito (Instituto Médico Legal de SP) mostra que aproximadamente 50% destes óbitos tiveram relação com o uso de álcool.


Nenhum comentário:

Postar um comentário